Rufos

Rufos e Pingadeiras

Os rufos são muito importantes, pois evitam infiltrações  em áreas de difícil acesso, que normalmente acabam causando infiltrações bastante onerosas para serem solucionadas.

CALHAS e RUFOS

Coleta de águas pluviais feita de maneira errada pode danificar a edificação. Entenda a importância das calhas e rufos:

Calhas e rufos têm grande importância nas edificações, sendo que o objetivo das calhas é coletar as águas de chuva que caem sobre o telhado e encaminhá-las aos condutores verticais (prumadas de descida), enquanto os rufos servem para proteger paredes expostas (rufo tipo pingadeira) ou evitar infiltrações nas juntas entre telhado e parede (rufo interno).

Calhas e Rufos são imprecindíveis para evitar danos provocados pelas chuvas, tais como:

  • Umidade: nas paredes junto ao chão o que com o tempo provoca o estrago na pintura e nos materiais que foram feitos a casa. Resulta na formação de uma faixa de cor diferente nas paredes da casa.
  • Apodrecimento dos beirais do telhado, o que causa o risco da madeira ou a ferragem da estrutura podrecer e ceder com o tempo, não suportando mais o peso do telhado.
  • Danificação dos jardins ou calçadas, formando buracos onde caem os pingos do telhado.

Em alguns casos, também é feita a reutilização das águas pluviais, particularmente, quando o volume captado for considerável

 Esse comprimento alcança a grande maioria dos projetos de calhas e rufos, evitando emendas, economizando tempo, material e mão de obra, e principalmente, evitando possíveis problemas futuras nas emendas.

Além de aumentar a durabilidade das calhas, uma inclinação correta evita também o surgimento de focos de criação do mosquito da dengue. A inclinação mínima deve ser de 0,5% no sentido do caimento para os bocais (descidas de água). Apesar de leves, as calhas precisam de suportes resistentes e dimensionados para quando estiverem cheias de água, já que não podem ‘envergar’. Esses suportes devem ter, entre si, 90 centímetros de distância

Exige manutenção com frequência, principalmente onde há árvores que soltam folhas por perto.

Quando entupidas, elas podem fazer com que a água se acumule e transborde, podendo causar infiltrações nos telhados e alvenarias.

É preciso deixar inclinação nas calhas de forma que a água não fique jamais acumulada. Água acumulada na calha faz com que sua pintura descasque e apodreça e ainda pode ajudar na proliferação de doenças.

A limpeza deve ser feita duas vezes por ano, no mínimo, no final da estação seca e no final da estação das chuvas. Em áreas onde existem muitas árvores a limpeza deve ser feita com maior frequência

Tipos de Rufos

Rufo Interno
Rufo externo
Rufo Pingadeira
Rufo capa